terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Regresso de D.Maria

Na quarta-feira dia 29 regresso ao palco com a minha adorável Maria.Tem-me feito falta o seu convivio.Há dias que sem ela o meu desanimo e a falta do Teatro a que pouco vou porque nem sempre me apetece, levava-me ao mais fundo da provincia alentejana, a meter-me ali, como o meu cão suicida pronto a desistir.
A representação de um monólogo a que damos espaço a toda a nossa capacidade de aprofundar o que é um ser humano incandescente, salva-nos. A Dona Maria de quem estudei a História, a lenda e os relatórios clinicos tem feito mais por mim do que eu por ela. É verdade que o publico sai dali perplexo e surprendido com a força,as contradições, a inteligência e o medo daquela mulher especial que, nem sendo raínha se livrou do anátema de ser mulher no tempo em que viveu. Por isso sinto alguma reciprocidade no que fazemos uma pela outra. Eu mostro-a ao publico. Aos seus portugueses. E ela liberta-me do meu silêncio. A dificuldade que sempre tive de perder tempo com os meus sentimentos,com a análise aprofundada de cada momento de mim, coisas beras que me vieram da vivencia e educação no colégio de freiras e também do desejo permanente de fazer o contrário de uma mãe transparente e confessional, só é resolvida em cena e através da riqueza emocional das figuras por quem me tenho apaixonado. São elas que falam por mim em cada momento, no único lugar onde não se pode mentir - O Palco.

2 comentários:

  1. Por acaso gostava de ver, pena estar no Porto.
    Elsa, a curiosa.

    ResponderEliminar
  2. ....e é isso que diferencia as melhores interpretações . . .

    ResponderEliminar